Domingo, 08 de Novembro de 2009

 

 
 

 
 
No dia 26 de Outubro, na festa das Bibliotecas Escolares, a sala 38 encheu-se, para além das expectativas e das cadeiras disponíveis. Era grande a vontade de participar e de assistir à encenação da História do Capuchinho Vermelho por um grupo de alunos do 7º1, coadjuvados pela Professora Carla Coelho, de Inglês.
Em duas escassas semanas, os pequenos artistas amadores treinaram texto e voz e com muita pujança se fizeram ouvir junto de cerca de cem pessoas, entre professores e alunos, do 7º ao 10º ano, do currículo regular e de Cursos de Educação e Formação.
Bem os petizes projectaram as suas vozes, aliás, as das personagens, treinadas e expressivas, provocando a atenção e o silêncio do público. A sua locução audível e em correcto inglês tornou expressiva a história, que todos entenderam e seguiram com agrado.
Por detrás do pano preto, as figuras desfilaram em coloridos fantoches, que nos trouxeram o universo da menina que desobedece à mãe e dá dicas a um lobo sequioso de saber onde ela mora…
 
Lobo? Estaremos no Jardim Zoológico?
 
Lobos, perigo…
O debate seguiu-se à dramatização, com o objectivo de tornar consciente o papel sempre actual dos contos tradicionais. Foi então que o aluno Miguel, de 11 anos de idade, interveio com convicção: “temos de estar alerta por causa dos perigos da internet”, os lobos da sociedade de hoje. “Não podemos dar os nossos dados quando estamos no Hi5 ou no Facebook, porque qualquer pessoa que perceba de programação informática pode retirar esses dados”. Qualquer programador mal intencionado, acrescentámos, a esta lição de cidadania de um adolescente advertido.
E assim a dimensão moral e pedagógica dos contos populares continua a seduzir e educar geração após geração.
 

 

 



publicado por aquiharatos às 20:02
Gosto de livros. Da textura, da cor, das linhas, dos parágrafos. De folhear, ler, parar, saborear. Gosto de livros. Gosto. Moro na Biblioteca da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em Almada, e ando à procura de outros ratos devoradores. Visita-me!
mais sobre mim
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
20

22
23
24
27
28

29
30


pesquisar neste blogue
 
blogs SAPO