Domingo, 08 de Novembro de 2009

 
No dia 26 de Outubro de 2009, realizou-se a comemoração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, no auditório e na biblioteca da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, contando com a presença do actor e produtor Júlio Martín.
Foi das apresentações feitas no auditório de que mais gostei, quer pela área a que estava relacionado o convidado, quer pela forma divertida e acessível como comunicou com os alunos e como apresentou os contos, relacionando os temas e a moral da história com situações que estão no nosso dia-a-dia, de que todos fazemos parte.
Tal como o nosso convidado disse, as pessoas cativam-nos pela forma como contam histórias e foi assim que Júlio Martín cativou toda a minha atenção e o respectivo interesse e curiosidade em ler as obras referidas.
De todas as versões contadas, a que me suscitou mais interesse foi a versão de Manuel António Pina e Paula Rego, pela dimensão da mensagem que transmite e por não perder por completo a fantasia do conto que, a certa altura, se mistura com a realidade. Podemos compreender nesse conto a evolução da menina, a passagem de adolescente para mulher, apesar de ter sido comida pelo lobo, e a presença da mãe, que retrata a “Capuchinho-mulher”.
Também é importante destacar as marionetas que estavam na sala, um trabalho manual muito bem feito, especialmente a avozinha.
Tive pena de não poder ver a representação com fantoches em inglês pelos alunos do 7º ano…
Por último, gostaria de felicitar a professora Carla Crespo por nos ter dado a possibilidade de assistir à apresentação dos contos por um convidado especial e do mundo do teatro que, para além de ter feito uma magnifica apresentação, elogiou e caracterizou todo o universo do espectáculo de forma tocante.
Inês Almeida,
11º 5

 



publicado por aquiharatos às 20:09
Gosto de livros. Da textura, da cor, das linhas, dos parágrafos. De folhear, ler, parar, saborear. Gosto de livros. Gosto. Moro na Biblioteca da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em Almada, e ando à procura de outros ratos devoradores. Visita-me!
mais sobre mim
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
13
14

15
16
17
18
20

22
23
24
27
28

29
30


pesquisar neste blogue
 
blogs SAPO