Terça-feira, 27 de Abril de 2010

O blogue DE RERUM NATURA, sobre a Natureza das Coisas, publicou um texto do Físico Carlos Fiolhais, intitulado "O Futuro dos Livros e das Bibliotecas" e que apresenta uma reflexão sobre o papel destes elementos na era do digital.

 

http://dererummundi.blogspot.com/2010/04/o-futuro-dos-livros-e-das-bibliotecas.html

 

 

Jorge Luís Borges
Eis um excerto:
 
"A "Biblioteca de Babel" inteiramente digital é uma utopia ao nosso alcance, pois é viável tecnologicamente, assim haja vontade política para isso. Será um projecto mais para uma organização internacional como as Nações Unidas do que para uma empresa multinacional, como a Google, mas poder-se-á pensar numa parceria entre público e privados. A ideia da "Biblioteca de Babel" não é original pois já o escritor argentino Jorge Luís Borges escreveu um conto com esse mesmo título, com a diferença de que a biblioteca borgiana era excessivamente grande: tinha tudo o que já se escreveu e se pode algum dia vir a escrever, em qualquer língua do mundo, quando eu me contentaria com tudo o que já algum dia se escreveu, de forma organizada e para ser divulgado. É difícil conceber a mudança que poderia resultar, nas nossas vidas, do facto de termos acesso a esse repositório imenso de saber e de sonho, de conhecimento e de imaginação!"


publicado por aquiharatos às 01:40
De tudo que já foi dito ninguém me disse a verdade acerca deste mundo nem para onde vou.Sopram ventos de mudança e as crises que teimam em repetir-se na nossa bolsa deixam adivinhar gestos próprios de quem quer garantir as suas posses num futuro que é próximo, um amanhã incerto para a maioria de todos nós, vítimas de um acontecimento que vai mais alem do que a razão entende.
Teimamos em percorrer sempre o mesmo caminho, levados por gente que nem sonhamos, rumo ao desconhecido onde tudo se repete vezes sem conta, vidas que encontram a sua ausência de objectivos reais no sabor insalubre das coisas sem sentido.
Quem nos vai acudir quando aquela hora chegar?
JAZMAL a 30 de Abril de 2010 às 14:55

Gosto de livros. Da textura, da cor, das linhas, dos parágrafos. De folhear, ler, parar, saborear. Gosto de livros. Gosto. Moro na Biblioteca da Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, em Almada, e ando à procura de outros ratos devoradores. Visita-me!
mais sobre mim
Abril 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

12
14
17

18
19
21
22
23
24

26
28
29


pesquisar neste blogue
 
blogs SAPO